Quinta-feira, 2024-04-25, 6:14 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Janeiro » 22 » AGRICULTURA FAMILIAR DA BAHIA GANHA REFORÇO COM PROGRAMA CISTERNAS
2:28 PM
AGRICULTURA FAMILIAR DA BAHIA GANHA REFORÇO COM PROGRAMA CISTERNAS

Com a chegada da chuva, a agricultura familiar na Bahia ganha reforço com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para consumo humano e dessedentação animal. A meta é construir 6.933 cisternas calçadão e 4.828 barreiros trincheiras para atender a 11.761 famílias de 161 municípios do semiárido.

A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa Estadual Água para Todos, através do Convênio 027/2013.

De acordo com o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, a previsão é que, até dezembro de 2016, o convênio esteja totalmente executado. “Já entregamos cerca de três mil aguadas e, até o fim do ano, vamos executar as demais”. 

Segundo a coordenadora de produção do Água para Todos, Kamilla Santos, a cisterna calçadão é uma tecnologia de captação de água da chuva com capacidade para armazenar 52 mil litros. “Ela [o equipamento] possui um calçadão de 200 m² onde a água da chuva escorre para a cisterna”.

Já o barreiro trincheira é usado mais para dessedentação de animais de pequeno e médio porte. “É estreito e profundo, [em] média de três a quatro metros, para evitar a evapotranspiração [evaporação a partir do solo e transpiração das plantas]. O barreiro acumula, em média, 500 m³ de água”. 

Articulação

Com o objetivo de definir metas para 2016, discutir a execução financeira e orçamentária e a resolução de pendências associadas aos parceiros, além de fazer um alinhamento do convênio, foi realizado na quarta-feira (20) um encontro com gestores do Programa Cisternas, na sede da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Durante o encontro, com a participação de representantes da SDR, da CAR, de presidentes de Consórcios Públicos e de Organizações da Sociedade Civil, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional apresentou o convênio 027/2013. Entre as ações propostas no convênio estão mobilização das famílias, capacitação, intercâmbio de experiências e construção de tecnologias.

Captação

O governo federal reforçou as ações para que o agricultor familiar do semiárido possa produzir e criar animais mesmo nos longos períodos de seca. Entre 2011 e 2015, foram entregues 158 mil tecnologias de captação e armazenagem para produção - a chamada segunda água.

No ano passado, o governo federal, em parceria com organizações da sociedade, entregou 53,5 mil tecnologias sociais de armazenamento de água da chuva para produção. Com baixo custo, simples implantação e manutenção, as cisternas podem ser do tipo calçadão e de enxurrada, além de barragens subterrâneas e barreiros trincheira, entre outros modelos. 

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Category: NOTÍCIAS | Views: 284 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 12
Convidados: 12
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa