Terça-feira, 2024-04-16, 2:32 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Março » 2 » AGRICULTORES FAMILIARES SÃO ALVO DE CAMPANHA DE COMBATE AO AEDES
10:46 AM
AGRICULTORES FAMILIARES SÃO ALVO DE CAMPANHA DE COMBATE AO AEDES
 
Os agricultores familiares baianos passaram ter um reforço no combate ao Aedes aegypti. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou uma videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para todo o estado, com o intuito de atingir cerca de mil agentes, que serão os multiplicadores da SDR e da Secretaria da Saúde (Sesab) na campanha contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
O evento integra o plano de ação lançado pelo Governo do Estado, por meio da SDR e da Sesab, no último dia 23, que envolve os trabalhadores rurais baianos na guerra contra o mosquito. De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa é um alerta para a importância de lutar em conjunto contra um mosquito que é tão maléfico para o país. “O governador Rui Costa determinou que entrássemos nessa guerra, que é uma missão dirigida pela Sesab, mas que diversas secretarias também têm a obrigação de fazer sua parte na mobilização”.

Rodrigues afirmou ainda que a SDR já deu início às ações. “Já começamos a distribuição de material informativo aos nossos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) e entidades parceiras para que sejam distribuídos para os produtores. Essa videoconferência é para que possamos informar, orientar e capacitar os técnicos para que eles possam repassar orientações com maior embasamento”.

Peixamento de cisternas e barreiros

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, após o lançamento da campanha e atendendo a solicitação do governo, o órgão já tem trabalhado em ações de no combate ao mosquito. “Na próxima sexta-feira (4), chamamos todas as instituições que temos contrato para a implantação de cisternas, barreiros e aguadas, e estaremos com 100 técnicos dessas instituições, para começar a fazer o peixamento das cisternas e barreiros que a CAR já implantou nos últimos anos”.

Wilson acrescentou que cerca de 1.400 outros técnicos estarão em campo realizando cadastramento, implantação das cisternas e construção dos barreiros. “Queremos chegar com a ação a 100 mil cisternas e 200 mil barreiros e aguadas em todo o interior do estado. Para as cisternas de 16 mil litros, vamos colocar dois ou três alevinos pequenos adequadas para comer possíveis larvas, em parceria com a Bahia Pesca, que já está fazendo a reprodução em escala desses peixes. Já para as aguadas e barreiros serão outros espécies que colocaremos em torno de 500 a mil alevinos. É um esforço gigantesco e precisamos de todos os parceiros”.

Mobilização da zona rural 

Durante a videoconferência, a diretora de Vigilância Epidemiológica (Divep), Maria Aparecida Figueiredo, fez uma apresentação sobre o ciclo de vida do mosquito, como ele se desenvolve e o seu mecanismo. “A parceria da Sesab com a SDR tem uma força grandiosa, pois vai facilitar mobilização junto à população que vive na zona rural. Precisamos levar essas informações a todos os cantos e difundir esse conhecimento para que possamos evitar a proliferação do mosquito”.
 
A videoconferência também teve a presença do chefe de gabinete da SDR, Edson Valadares, do Superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Ivan Fontes, do Coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Orlando Pereira, e de representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Category: NOTÍCIAS | Views: 211 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 36
Convidados: 36
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa