Sexta-feira, 2024-03-29, 11:41 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Junho » 29 » AGRICULTORES FAMILIARES DE BAIXA GRANDE SÃO BENEFICIADOS COM 100 MIL MUDAS DA EBDA
12:14 PM
AGRICULTORES FAMILIARES DE BAIXA GRANDE SÃO BENEFICIADOS COM 100 MIL MUDAS DA EBDA


O agricultor familiar Pedro Gonçalves já tem garantidas as mudas de palma, resistentes à cochonilha do carmim, para iniciar a implantação da reserva estratégica de alimentos para todo o seu rebanho. Ele é um dos 100 agricultores familiares do município de Baixa Grande, no Território Bacia do Jacuípe, centro norte baiano, que receberam da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), 100 mil mudas de palma forrageira (mil mudas para cada), na manhã desta sexta-feira (28), na Cooperativa Mista de Agricultura Familiar (Comaf).

Para executar a distribuição foram investidos pela Casa Civil do Governo do Estado, R$ 3 milhões, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), que também atenderá outros territórios do semiárido baiano. A ação é mais uma iniciativa do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, que vem contribuindo de forma positiva para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e ovinocaprinocultura da agricultura familiar.

"O programa foi impulsionado devido à grande necessidade de garantir aos agricultores a formação de reserva estratégica de alimentos com qualidade nutricional para os seus animais, em períodos de longa estiagem”, explicou o diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Matos. Por ser rica em energia - principalmente açúcar -, a palma é um excelente alimento para os rebanhos. Além disso, é composta por 90% de água, o que contribui também para saciar a sede dos animais.

"Com a palma, há um ano, consegui salvar grande parte dos meus rebanhos de gado de leite, de caprinos e de ovinos”, afirmou o agricultor familiar Adernoel Almeida, com as mudas em mãos. Ele fornece para seus suínos, palma cozida com farelo de trigo e disse que está dando muito certo. "Depois que passei a utilizar a palma, não perdi nenhum dos meus 23 gados leiteiros e com essa palma especial da EBDA, não vai ser diferente”.

Reservas estratégicas - Já o agricultor familiar Neydson Batista passou por uma situação diferente – com a seca e a escassez de palma, ele perdeu metade do seu rebanho leiteiro. "Já estava preocupado, sem saber como e onde conseguir mudas de palma. Essa distribuição da EBDA veio no momento certo”.

Além da distribuição de mudas, os agricultores tiveram a oportunidade de assistir uma palestra ministrada por Marcelo Matos, sobre o Programa de Segurança Alimentar. Segundo o presidente da Comaf, João da Silva Oliveira, esta ação era o que estava faltando no Território da Bacia do Jacuípe. "Com essas mudas, nossos agricultores familiares irão recompor suas reservas estratégicas, graças à EBDA, que também prestará assistência técnica”.

 

Assistência Técnica Rural aos produtores será contínua

 

A técnica do plantio da palma forrageira de forma adensada (diminuição do espaço entre as mudas) é disseminada pelos técnicos da EBDA que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a agricultores familiares de diversas regiões da Bahia. Segundo Marcelo Matos, a empresa continuará prestando assistência técnica para os produtores que receberão as mudas. Além disso, os beneficiados serão orientados desde o plantio, tratos culturais como adubação, limpeza da área até a colheita e fornecimento aos animais.

A distribuição continuará a ser executada no Território Bacia do Jacuípe e, a partir do dia 9 de julho, abrangerá o Território do Sisal. Após isso, segue para os Territórios Portal do Sertão, Semiárido Nordeste II, Piemonte Norte do Itapicuru que têm chuvas de inverno.

Fonte: SECOM 

Category: NOTÍCIAS | Views: 487 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa