Sexta-feira, 2024-04-26, 7:30 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Junho » 20 » AGRICULTORA DE MONTE SANTO APELA PARA SER INCLUÍDA NO ‘TODOS’ DO PROGRAMA FEDERAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
9:13 AM
AGRICULTORA DE MONTE SANTO APELA PARA SER INCLUÍDA NO ‘TODOS’ DO PROGRAMA FEDERAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

O Programa Luz Para Todos do Governo Federal já beneficiou milhões de famílias em todo o Brasil desde que foi criado na primeira gestão do Governo Lula em 2003.Embora a promessa tenha sido de chegar a todas as famílias que residem no campo, inclusive o então presidente Lula afirmou que até o final de seu governo (2010), nenhuma família ficaria sem realizar o sonho de ter energia elétrica em casa, atualmente estamos no fim do primeiro semestre de 2016 e muitas famílias ainda não foram atendidas.

O Calila Noticias foi até a residência da agricultora Maria Ferreira de Jesus Souza, 57 anos,  mãe de seis filhos, residente na Fazenda Laje da Bezerra, no Município de Monte Santo – BA. Segundo ela, tem uma vontade tão grande de ter energia elétrica em sua casa, se encheu de esperança quando viu chegar os postes para localidades vizinhas, “hoje olho pra um lado vejo a energia perto, olho pra o outro vejo o clarão tão próximo de nós e nunca chega”, lamenta a dona de casa.

Dona Maria disse ao CN que usa o candeeiro para iluminar a casa e assim mesmo vem utilizando óleo diesel para umedecer o pavio, pois segundo ela é mais barato que querosene, “não é bom não, polui muito, sobe o cheiro forte e a fumaça escura, mas não podemos está usando querosene direto, o jeito é botar óleo diesel mesmo”, disse.

Para a agricultora a energia iria favorecer a compra de uma geladeira, liquidificador pra tomar um suco, uma televisão para as crianças assistirem desenho, os adultos vê jornal e novela.

Além de Dona Maria tem outras residências nas proximidades que ainda não têm energia elétrica,  mesmo sem perder um bom humor os moradores disseram que tem sinal de celular muito bom,  mas quando descarrega precisa andar 4 km para carregar numa localidade eletrificada mais próxima.

O líder comunitário Jordiano Gonçalves,  conhecendo o sofrimento dos moradores daquela região, resolveu reunir todos no terreiro da casa de Dona Maria e convidou o deputado estadual Alex da Piatã para se engajar na luta. O deputado conheceu a situação e se prontificou a ajudar no que for necessário e afirmou que se depender do seu mandato o sonho daqueles moradores vai ser realizado.

Jordanio afirmou também que já neste segunda-feira vai procurar o setor responsável em Salvador contanto com apoio de Alex para tentar acelerar a chegada da tão esperada eletrificação em Laje da Bezerra, que embora a fazenda esteja distante da sede do município, a energia não é tão difícil, pois já chegou às localidades vizinhas. Laje da Bezerra está localizada na Região do Distrito de Pedra Vermelha.

Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas

Category: NOTÍCIAS | Views: 352 | Added by: Milena | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa