Sábado, 2024-04-20, 5:50 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Agosto » 19 » AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA DIZ QUE ESTÁ ATENTA À LÍNGUA-AZUL
5:22 PM
AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA DIZ QUE ESTÁ ATENTA À LÍNGUA-AZUL


Diante da confirmação de um foco da língua-azul (LA) em propriedade de criação de ovinos no município de Vassouras, no Rio de Janeiro, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) informa que está atenta para registrar possíveis notificações oficiais, proporcionando maior segurança aos rebanhos do estado. A língua-azul é uma doença de notificação obrigatória, faz parte da lista de doenças vesiculares para o diagnóstico diferencial da febre aftosa e não é transmitida ao homem.

O coordenador do Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos (Pesco), Marcelo Conceição, pede aos criadores que notifiquem oficialmente a Adab ao constatar qualquer sintoma da doença nos ruminantes. A equipe da agência vai conduzir as ações de saneamento do foco e deve começar a investigação epidemiológica em até 12 horas após a notificação, com o devido diagnóstico.

Os principais sintomas da doença são febre, perda do apetite, emagrecimento progressivo, vermelhidão da mucosa, lacrimejamento, secreção nasal, inchaço na cabeça, principalmente nas orelhas, mandíbulas, face e língua, com cianose de mucosa, além de apresentar ferimentos na boca. Ainda pode ocorrer claudicação com lesões de casco e ocasionar a morte, causando graves prejuízos econômicos à produção das propriedades atingidas.

A Adab informa também que não há notificação nem relato de caso dessa enfermidade nos rebanhos baianos. "A agência continua monitorando as ocorrências sanitárias da Bahia e a qualquer alteração inesperada ou excepcional que coloque em risco a saúde animal, a saúde pública e a segurança alimentar, nossa equipe de profissionais adotará os procedimentos técnicos, fundamentados cientificamente e com base nas recomendações federais”, destaca o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Rui Leal.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 395 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 52
Convidados: 52
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa