Quinta-feira, 2024-04-25, 4:48 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 30 » ADUTORA DO SÃO FRANCISCO GARANTE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IRECÊ
9:44 AM
ADUTORA DO SÃO FRANCISCO GARANTE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IRECÊ


A nova adutora do rio São Francisco garantirá segurança hídrica para a microrregião de Irecê, localizada no semiárido da Bahia, atendendo aos municípios de Irecê, Central, São Gabriel, Jussara, João Dourado e América Dourada. A obra deve ser inaugurada na primeira quinzena de maio, como anunciou o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, durante a oitava reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, realizada nesta segunda-feira (29), na cidade de Irecê, na casa de eventos Gran Fest.

Com 132 quilômetros de extensão, a adutora de água tratada beneficiará 330 mil pessoas. Para a sua construção, o Governo do Estado investiu R$ 110 milhões e o governo federal R$ 72 milhões. "Esta é mais uma obra estruturante, com garantia de democratização do acesso à água na região”, disse Costa.

Em breve, Itaguaçu da Bahia também será beneficiada, além de outras nove cidades da região, que, em decorrência da seca, enfrentam dificuldades no abastecimento a partir da barragem de Mirorós. Todas serão atendidas pela ação emergencial, que tem data de conclusão prevista para setembro deste ano.

 

Projeto de Irrigação - O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do são Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, explicou aos 20 representantes do executivo municipal presentes na reunião, a importância do projeto de irrigação Baixio de Irecê. "Este é um dos principais projetos da Codevasf na região”.

O projeto faz parte da expansão de área irrigada no país e prevê o desenvolvimento da região. Inicialmente, serão implantados 47,9 mil hectares irrigados. Elmo garantiu que o agricultor terá água em quantidade e de qualidade. A expectativa é que a licitação para Cessão de Direito Real de Uso (CDRU) da primeira etapa, beneficiando pequenos e médios produtores, seja lançada pela presidenta Dilma Rousseff na data de inauguração da adutora do rio São Francisco.

Máquinas – A disponibilização de máquinas para o consórcio da região também compôs os destaques de ações em prol da convivência com o semiárido. Segundo o secretário Rui Costa, as máquinas, que estão com a compra em processo licitatório, chegam à região até o mês de junho.

Elas serão de uso dos municípios para limpezas de aguadas, construção de barragens subterrâneas, entre outras realizações. "O Estado disponibilizará lonas para que sejam construídas barragens subterrâneas com essas máquinas”, disse Costa, enfatizando que a intenção do governo é otimizar o uso dos equipamentos.

Participaram ainda do encontro os secretários estaduais Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Eduardo Salles (Agricultura) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social). O governo federal foi representado pelo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luiz Gugé, e o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Josafá Marinho.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 454 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa