Domingo, 2021-01-24, 10:52 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Metereologia
Main » 2013 » Setembro » 12 » ADAB CONSTATA CASO DE SCRAPIE NA BAHIA
11:31 AM
ADAB CONSTATA CASO DE SCRAPIE NA BAHIA


Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), confirmou mais um caso de Paraplexia Enzoótica dos Ovinos e Caprinos (Scrapie). Os sintomas da doença foram identificados em um ovino da raça Dorpper, em uma propriedade localizada no município de Feira de Santana. Após exames laboratoriais que confirmaram o diagnóstico, o animal veio a óbito. A Scrapie ataca o sistema nervoso central desses animais levando-os invariavelmente à morte. O caso registrado na Bahia acometeu o ovino adquirido de uma fazenda que já tinha ocorrido casos de Scrapie e estava em fase final de saneamento. "O fato de ter sido um macho não ofereceu maiores riscos para a ovinocaprinocultura estadual, visto que a transmissão desta enfermidade ocorre, principalmente, através da ingestão de restos da placenta de fêmeas contaminadas ou do pasto infectado com estes restos placentários” informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder.Scrapie é uma doença causada por um príon (proteína infectante) que ataca o sistema nervoso central em caprinos e ovinos. No Brasil a doença foi registrada pela primeira vez em 1985 no Rio Grande do Sul e, até o momento, mais 4 estados constataram casos da doença, o Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os principais sintomas são a perda de apetite, incoordenação motora, prurido (coceira), movimentos repetitivos e morte. A equipe da Adab isolou imediatamente o animal doente ao ser notificada pelo médico veterinário responsável pela fazenda, sobre a ocorrência de foco da Scrapie.

"A Adab vem trabalhando em conjunto com os criadores na prevenção da Scrapie para manter a Bahia no primeiro lugar no ranking nacional na produção de caprinos e o segundo rebanho de ovinos” ressaltou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

"A equipe da Adab encontra-se em alerta epidemiológico para esta enfermidade e pronta para atuar no controle e prevenção, por isso solicita aos criadores de ovinos e caprinos do estado que, ao perceberem animais com sintomas do Scrapie, comuniquem imediatamente ao escritório da Adab mais próximo”, solicitou o coordenador do Programa Estadual de Caprinos e Ovinos, Marcello Conceição, lembrando que todos precisam fazer a sua parte, evitando prejuízos à defesa agropecuária, atividade tão importante para economia baiana. A doença é considerada de notificação obrigatória e suas ocorrências ou suspeições devem ser imediatamente informadas às autoridades de Defesa Sanitária Animal no Estado.

Fonte: Voz da Bahia

Category: NOTÍCIAS | Views: 351 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa