Sábado, 2024-04-20, 4:09 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Janeiro » 11 » ACESSO DE PEDESTRES ENTRE CABULA E BARROS REIS É REVITALIZADO
2:37 PM
ACESSO DE PEDESTRES ENTRE CABULA E BARROS REIS É REVITALIZADO

Depois de passar por melhorias como pintura, drenagem de água pluvial e receber itens como iluminação, câmeras de videomonitoramento e segurança privada 24 horas, a passagem inferior Rua Cristiano Buys, localizada sob a BR-324 e a Linha 1 do metrô, melhorou a autoestima dos moradores da região. Com 150 metros de extensão, a passagem, que estava em estado de abandono, voltou a ser um dos principais acessos de pedestres entre o bairro do Cabula e a Avenida Barros Reis, ao lado do pátio de manutenção de trens da concessionária CCR Metrô Bahia. 

Na manhã desta segunda-feira (11), o governador Rui Costa, acompanhado de secretários de Estado e do presidente da concessionária, Luiz Valença, conferiu de perto o resultado dos trabalhos, que incluem ainda arte urbana nas paredes, produzida por grafiteiros baianos. "Estamos realizando estudos para projetos de acessibilidade nas estações, a exemplo desta passagem [Cristiano Buys], que é muito antiga e foi refeita. Me lembro das vezes que passei nesse túnel que liga esta região ao Cabula".

Cerca de 1,8 mil pessoas trafegam diariamente pelo local, entre elas, a diarista Sâmara Costa, que afirmou sentir mais segurança ao passar pelo acesso. “Era muito degradado, não tinha pavimentação e também era muito fedido. Trabalho aqui no Cabula e, agora, me sinto mais segura. Muito confortável a estrutura”, elogiou.

O aposentado Lielson Nascimento, morador do Cabula, lembrou que naquele ponto ocorriam delitos que, em virtude das câmeras e dos seguranças, não ocorrem mais. “Melhorou bastante. Tinham muitos assaltos. O acesso também era ruim por causa da tubulação que passava aqui”.

As melhorias realizadas na passagem subterrânea são resultado da parceria público-privada (PPP) firmada pelo Governo do Estado com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, explicou que por meio da PPP, além da mobilidade propriamente dita, está sendo possível fazer intervenções em áreas próximas das estações de metrô. “Além de valorizar estas áreas, oferece à população [a construção ou revitalização de] alguns equipamentos, como esta passagem sob a BR-324”.

O presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, observou que, desde que a concessionária assumiu as obras do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, outras intervenções, além da construção das linhas e estações, têm sido realizadas. “Uma obra desta magnitude não pode ser feita sem levar em consideração o entorno, não apenas para facilitar o acesso de passageiros às nossas estações, mas também para fazer benfeitorias, ações de urbanismo e paisagismo”.

Ainda de acordo com Rui Costa, estão previstas obras de acessibilidade e integração na região da Estação Bonocô. "Também estamos estudando um projeto para ligar a Estação Retiro ao IAPI e à Fazenda Grande. Portanto, onde couber e for possível, vamos fazer melhorias no entorno das estações de metrô e de ônibus para melhorar a acessibilidade da população", reiterou Rui.

Repórter: Jhonatã Gabriel

Category: NOTÍCIAS | Views: 279 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 13
Convidados: 13
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa