Quinta-feira, 2024-04-18, 8:50 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Agosto » 27 » ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AUMENTA PARA 12,43% DOS BAIANOS
9:48 AM
ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AUMENTA PARA 12,43% DOS BAIANOS
A Bahia tem apresentado melhorias nos índices que medem a qualidade e o acesso da população à alimentação. Nos últimos 10 anos, como resultado das discussões e de investimentos do Governo do Estado, a parcela da população em situação de segurança alimentar passou de 49,8%, em 2004, para 62,23%, em 2014, uma evolução de 12,43%. Para avaliar essa e outras questões que envolvem a qualidade do alimento que chega à mesa e o cardápio dos baianos começou nesta quarta-feira (26), em Salvador, a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (5ª Consea), que teve a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate (MSD), Tereza Campello. O evento realizado no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, segue até sexta-feira (28) e reúne representantes da sociedade civil e do poder público para discutir o tema deste ano ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar’. 
 
De acordo com pesquisa intitulada Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, Salvador é a capital que apresenta o quarto menor índice de consumo de frutas e hortaliças (18,6%). Em compensação, a capital baiana é a que consome menos carnes com excesso de gordura (21,1%). A Vigitel, realizada nas 27 capitais brasileiras, revelou que 52,2% da população adulta de Salvador está com excesso de peso, abaixo da média nacional, que é 54%. A pesquisa mostra que a obesidade atinge 18,2% dos soteropolitanos.
 
Segundo a ministra Tereza Campello, a Bahia serve de exemplo para os outros estado brasileiros. “A Bahia é um estado onde políticas de segurança alimentar funcionam bem, como o Programa de Aquisição de Alimentos, para compra de produtos da agricultura familiar, e um importante exemplo, que são as cisternas, que garantem o acesso à água. Para cada 10 cisternas construídas pelo governo federal no Brasil, três estão na Bahia”. 
 
A idéia da 5ª Consea é avaliar e discutir as políticas públicas já implementadas na Bahia e propor novas alternativas que garantam a universalização do acesso a uma alimentação de qualidade. Organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA), a conferência tem o objetivo de pensar em segurança alimentar e nutricional desde o produtor, com o incentivo à agricultura familiar e fomento a não utilização de agrotóxicos, até o consumidor final, esteja ele no campo ou na cidade. 
 
O propósito também é criar soluções políticas que se convertam, na prática, no incentivo a uma dieta balanceada, composta principalmente de hortaliças, frutas e preparações com alimentos in natura ou minimamente processados, a exemplo do arroz e do feijão. 
 
Plano Estadual
 
Ainda durante a conferência, na próxima sexta (28), será lançado o 1º Plano estadual de Segurança Alimentar, que integra as ações realizadas pelos governos federal, estadual e administrações municipais, que vale para os próximos cinco anos. O objetivo é organizar e criar novas políticas para fomentar a produção e abastecimento alimentar dos territórios baianos, principalmente via o fortalecimento da agroecologia, da economia solidária e da produção familiar. Além disso, ainda há uma preocupação especial com a população do semiárido quanto ao estoque de água e de alimentos. 
 
Para o secretário Geraldo Reis, a expectativa é dar continuidade às iniciativas que estão em prática e aumentar a importância da agricultura familiar. “Queremos, sobretudo, enfatizar a comercialização desses produtores locais, mediados pelos poderes públicos, e, para isso, a questão da qualidade do alimento passa a ser essencial. Não nos preocupamos apenas com a fome, mas também com a obesidade e o sobrepeso dos baianos. Por isso, não basta garantir a alimentação, precisamos estimular os hábitos e uma alimentação saudável”. 
Category: NOTÍCIAS | Views: 308 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa