Sexta-feira, 2024-03-29, 1:58 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Abril » 30 » AÇÃO PREVENTIVA REMOVE FAMÍLIAS DE CASAS EM ÁREAS DE RISCO
4:51 PM
AÇÃO PREVENTIVA REMOVE FAMÍLIAS DE CASAS EM ÁREAS DE RISCO

As vítimas da chuva, que atinge Salvador desde o início da semana, estão recebendo assistência do Governo do Estado para evacuação de residências ameaçadas. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria da Casa Civil, e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) atuam, nas áreas de risco da capital baiana, para avaliar a situação dos imóveis e atender às famílias desabrigadas ou que residem em locais com ameaças de desabamentos ou deslizamentos de terra.

Na última quarta-feira (29), todas as 48 famílias atendidas, que tiveram as casas interditadas nas áreas de Barro Branco e das proximidades da garagem da empresa São Luiz - ambas na região da Avenida San Martin - foram cadastradas e encaminhadas para abrigos ou receber o auxílio-aluguel.



"Conseguimos chegar a essas famílias em áreas de risco iminente, caso nova chuva ocorra, e 100% delas aceitaram sair das moradias. Vamos continuar esse trabalho para ampliar a todas as áreas de maior risco mapeadas", disse o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita.

Com a remoção temporária, as famílias podem optar pelo benefício de responsabilidade do município ou por abrigos, a exemplo do que funciona num hotel na San Martin. O processo de convencimento das famílias será feito por assistentes sociais da Conder e da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura. 



Conscientização dos moradores

Segundo a subgerente do Setor Social da Conder, Déa Fialho, a conscientização dos moradores é fundamental para prevenir novas ocorrências. "A gente observa que a população está bastante preocupada com o perigo, a cada dia que chove, e com isso não tem demonstrado resistência em deixar os imóveis".

A dona de casa Lisvânia da Silva está entre os moradores atendidos e concordou em desocupar o imóvel onde vive com o marido e a filha. "Tem que sair porque não é a primeira vez que acontece isso aqui". O trabalho realizado juntamente com a Prefeitura de Salvador tem o objetivo de garantir a segurança das famílias.

A força-tarefa dispõe ainda de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil municipal, estadual e federal. As equipes, formadas por técnicos, assistentes sociais e engenheiros, trabalham a partir de uma base operacional montada na Primeira Igreja Batista, no bairro de São Caetano.

Para auxiliar o transporte e guarda de móveis, eletrodomésticos e outros pertences dos moradores de casas interditadas, homens e veículos do Exército estão de prontidão com o suporte de quatro caminhões. O apoio é acionado conforme a necessidade das famílias.

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 336 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa