Sexta-feira, 2024-03-29, 4:47 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Janeiro » 10 » A coleta do lixo é mais uma prática ultrapassada em Capim Grosso
11:53 PM
A coleta do lixo é mais uma prática ultrapassada em Capim Grosso

A cena registrada pela câmara é uma prática de anos das administrações em Capim Grosso, em vez de usar compactadores, veículos específicos para esse tipo de trabalho, a coleta volta a ser realizada com o uso de caminhões abertos. Com o compactador o lixo fica mais bem acondicionado facilitando o trabalho do gari, profissional esse que precisa ser mais valorizado, além do seu salário, os profissionais da limpeza de Capim Grosso necessitam de roupas apropiadas, botas, luvas, máscaras, acompanhemento médico, direitos que precisam ser assegurados pela administração municipal ou pela empresa responsável pela condução da tarefa de recolhimento do lixo. O gari tem direito ainda ao pagamento de adicional de insalubridade, um direito reservado por lei para quem exerce atividade habitual em local insalubre ou em contato permanente com substâncias tóxicas.

A coleta de lixo da cidade, com a utilização de caminhões abertos além de ser ultrapassado, esteticamente representa desorganização e atraso na realização da tarefa, isso porque o profissional vai precisar de mais esforços para carregar o caminhão, sem contar as vezes que o lixo cai na rua atrasando o serviço, diferente do trabalho realizado com um compactador.

A locação de compactadores deveria fazer parte do contrato de locação da empresa vencedora da licitação, com o objetivo de realizar um trabalho com mais profissionalismo. Um outro ponto que precisa ser lembrado é quanto à coleta em horário comercial, muitas vezes já foi registrado o caminhão do lixo realizando o trabalho em pleno centro da cidade, expediente esse que interfere no trânsito, causa incômodo às pessoas, é um transtorno na verdade. Em cidades que tem planejamento a coleta do centro comercial é realizada antes ou depois do expediente.

Que as mudanças no sistema de coleta em Capim Grosso sejam registradas em 2011, que o lixo tenha o seu tratamento de acordo com as normas sanitárias, que a empresa responsável pela coleta ofereça um serviço condizente com a grandeza da cidade e que a administração municipal mude os seus hábitos a ponto de interferir no comportamento de toda a população.

Depois de 25 anos de emancipação, com a tecnologia substituindo o homem a cada dia, a coleta de lixo sendo realizada em caminhões abertos com pedaços de madeiras protegendo as grades do veículo, por incrível que pareça, ainda é uma realidade em Capim Grosso.

Texto e Foto: ArnaldoSilvaradialista.com.

 
Category: NOTÍCIAS | Views: 851 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa